Bem-vindo à Olimpíada Brasileira de Física – OBF 2019!

Esta é a 21ª Edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), atividade voltada para estudantes do Ensino Médio e as duas últimas séries do Ensino Fundamental, de Escolas Públicas e Particulares de todo País.

A OBF é um projeto permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), criado em 1999, que conta com o apoio do CNPq, e é organizado por uma Coordenação Nacional e Coordenações Estaduais, formadas por professores de Universidades Públicas.

A OBF ocorre em três fases: a 1ª Fase com provas objetivas, cuja aplicação e correção ficam a cargo dos professores das escolas participantes; a 2ª e a 3ª Fases, com provas discursivas, tem a aplicação sob a responsabilidade da Comissão Estadual, sendo que na 3ª Fase há, além da teórica, a prova experimental.

Além de promover desafios e incentivar o estudo da Física, a OBF seleciona e prepara equipes para representar nosso país em duas olimpíadas internacionais de Física: a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que conta com os países da América Latina, Portugal e Espanha, e a International Physics Olympiad (IPhO), em que participam países de todo o mundo.

A Bahia tem tido uma participação expressiva a cada ano, tanto em número de escolas e estudantes, como em classificados para as etapas finais. Em 2019 estão inscritas escolas públicas e particulares em 70 municípios do Estado.

Na Bahia, este é um projeto de Extensão do Instituto de Física da UFBA em parceria com as Universidades Estaduais (UEFS, UESB, UNEB e UESC), a UFRB, a UNIVASF, a UFOB e os diversos campi do IFBA, através das Coordenações Regionais.

A OBF tem dentre seus objetivos promover a divulgação da Física e a aproximação entre as Universidades e Escolas. Assim, a Comissão Estadual tem desenvolvido ações como Oficinas, Cursos, Seminários e mostra de experimentos para professores e estudantes do ensino médio e fundamental, além de trabalho de acompanhamento de estudos em Física, de alunos de escolas públicas de Salvador.

Essas atividades contam com a participação de Monitores das Universidades. A OBF tem o apoio do CNPq mas sua realização ocorre graças à dedicação e trabalho voluntário tanto das Coordenações como dos colaboradores - professores e estudantes das Instituições Públicas - a quem agradecemos.

A Comissão Estadual