• OBF 2008

    Home

    Bem-vindo à Olimpíada Brasileira de Física 2008!

     

    A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Em 2008 a OBF ocorrerá pela décima vez consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela segunda vez para os estudantes da última série do Ensino Fundamental. Esta Olimpíada é organizada em nível Nacional por uma comissão (COBF) e em cada estado por Comissões Estaduais, formadas por professores de Universidades Públicas. A Bahia participa da OBF desde 2000, com a Coordenação Estadual no Instituto de Física da UFBa, e a participação de professores das Universidades, Estaduais e Federais, e do CEFET. A partir de 2007, este é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBa, em parceria com as quatro universidades estaduais, a UFRB e a UNIVASF, através das Coordenações das sedes estaduais. Em 2008, a Comissão Estadual já conta com onze sedes, sob a coordenação de professores de Universidades Federais (UFBa, UFRB e UNIVASF), Estaduais (UEFS, UESB, UNEB e UESC) e CEFET. Temos sedes em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Conquista, Barreiras, Eunápolis, Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Amargosa e Cruz das Almas.


    A Bahia tem tido uma participação crescente a cada ano, tanto em número de escolas e estudantes, como em termos de classificados para as etapas finais. Em 2007, 303 escolas de 80 municípios participaram da OBF, com cerca de 10.500 alunos na 1ª Fase. Em termos nacionais, tivemos o maior crescimento em participação ficando, na 1ª Fase, em quinto lugar em nível nacional, atrás apenas de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás; saímos de 140 escolas credenciadas em 2006 para 303. Já na 2ª Fase ficamos em terceiro lugar em número de classificados e, na 3ª Fase, conquistamos medalhas em todas as séries em nível nacional. A OBF, além das provas, pretende envolver professores do ensino médio, com a promoção de Oficinas, Cursos em Seminários, a exemplo do que fizemos em Salvador, na duas última fases da OBF2007.


    Para que uma escola possa participar, é preciso que um professor se credencie junto à OBF, entrando na página www.sbfisica.org.br/olimpiadas, onde poderá encontrar as informações necessárias. O credenciamento deve ser feito a cada ano e em 2008 o período de credenciamento é de 25/abril a 06/agosto. Conclamamos os estudantes, professores e escolas a participarem da OBF 2008 e esperamos contar nessa edição com uma participação tão ou mais representativa que em 2007.

     

    A Comissão Estadual