História

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau) e aos estudantes da última série (atual último ano) do ensino fundamental. Em 2009 a OBF está sendo realizada pela décima primeira vez consecutiva para os alunos do Ensino Médio e pela terceira vez para os estudantes da oitava série (atual nono ano) do Ensino Fundamental.
Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.

O projeto OBF que recebe o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tem entre suas ações:

fonte: http://www.obf.org.br/