Resultados

Completamos a 3ª edição Nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Esta Olimpíada, criada em 2010 como projeto piloto para os estados da Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo, foi estendida em 2011 para Maranhão e Mato Grosso e desde 2012 é um projeto nacional. A OBFEP é um projeto da Sociedade Brasileira de Física que conta com o apoio do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI), e acontece em duas fases, com provas Teóricas e Experimentais. Em 2014, tivemos cerca de 400 mil estudantes inscritos na 1ª Fase sendo 25 mil da Bahia.

A Coordenação da Bahia realiza, a cada ano, premiação dos estudantes que tiveram melhor desempenho na OBFEP, tanto em nível Nacional como Estadual. Em nível Nacional, conforme o Regulamento, são premiados estudantes, professores e escolas (municipal, estadual e federal). Em nível Estadual, são premiados os alunos com melhor desempenho em comparação com os participantes baianos, e seus professores. Os estudantes premiados receberão certificados e medalhas de Ouro, Prata e Bronze, seus professores receberão certificados, e as escolas premiadas receberão placas pelo desempenho de seus alunos.

A OBFEP na Bahia é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as universidades Estaduais (UEFS, UESC, UNEB e UESB) e as Instituições de Ensino Superior Federais (UFRB, UNIVASF, UFOB e IFBA). Este projeto é desenvolvido anualmente tendo na Bahia além da divulgação, organização e aplicação das provas, a realização de eventos de divulgação científica e o acompanhamento/reforço para estudantes de escolas públicas.

A Comissão Estadual agradece a colaboração dos professores e estudantes das Universidades e Instituições Públicas parceiras desse projeto e dos professores e direções das Escolas Inscritas que tornaram possível a realização das provas e atividades da OBFEP 2014 em todo Estado.

Parabéns aos estudantes premiados, seus colégios e professores, e a todos os participantes da OBFEP 2014!

A Solenidade de Premiação acontecerá no dia 23 de maio (sábado), às 14 horas, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, em Salvador.

Na abertura da Solenidade a Profa. Dra. Hebe Queiroz, do Instituto de Física da UFBA, irá proferir a palestra "A Física do Mergulho".


Profa. Maria das Graças Reis Martins
Coordenação Estadual – Bahia
Instituto de Física – UFBA

Veja as listas:

  • Premiação Nacional
  • Premiação Estadual
  • Premiação Nacional de Professores e Escolas da Bahia
  • Resultado Nacional Completo