Resultado 2016

Finalizamos a 5ª edição Nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. A OBFEP, criada em 2010 como projeto piloto para os estados da Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo, tornou-se nacional a partir de 2012. Este é um projeto da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que acontece em duas fases, com provas Teóricas e Experimentais, para estudantes do ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental.

A OBFEP na Bahia é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as Universidades Estaduais (UEFS, UESC, UNEB e UESB), Federais (UFRB, UNIVASF, UFOB) e o IFBA, através de subcoordenações no interior do Estado. Este projeto é desenvolvido anualmente tendo na Bahia, além da divulgação, organização e aplicação das provas, a realização de eventos de divulgação científica e o acompanhamento/reforço para estudantes de escolas públicas, e conta com o apoio da UFBA através de infraestrutura e de monitores do Projeto Permanecer e voluntários.

Em 2016 tivemos, na 1ª Fase, 32 mil alunos inscritos de 91 municípios baianos, de cerca de 500 mil no País, e ficamos em 5º lugar em número de classificados para a 2ª fase, quando tivemos a aplicação das provas teóricas e experimentais em 41 municípios do estado.

A Premiação Nacional da OBFEP, além dos estudantes, contempla seus professores e escolas. Assim, para cada tipo de escola (municipal, estadual e federal), estudantes recebem medalhas e certificados, seus professores recebem certificados e as escolas premiadas recebem placas pelo desempenho de seus alunos.

Em nível Estadual, são premiados os alunos com melhor desempenho em comparação com os participantes baianos, e seus professores.

A Comissão Estadual agradece a colaboração dos professores e estudantes das Instituições Públicas parceiras desse projeto, dos professores e escolas inscritas que tornaram possível a realização das provas e atividades da OBFEP em todo Estado, e da FAPESB.

Parabéns aos estudantes premiados, seus colégios e professores, e aos participantes da OBFEP!

A Solenidade de Premiação acontecerá no dia 12 de agosto (sábado), às 14 horas, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, em Salvador.

Na abertura da Solenidade teremos a Palestra “Astronomia e o despertar para a Ciência - o Universo para se descobrir" que será proferida pelo Prof. Dr. Paulo Eduardo de Brito da Universidade de Brasília.

Contaremos ainda na abertura com a apresentação musical dos Professores da UFBA Robson Barreto (Escola de Música) e Tertuliano Franco (Instituto de Matémática) tocando Violão e Gaita.



Veja as listas:

  • Premiação Nacional
  • Premiação Estadual
  • Resultado Nacional Completo