Resultados

Resultado 2017

Finalizamos a 6ª edição Nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Este é um projeto permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), criado como projeto piloto em 2010 e realizado nacionalmente a partir de 2012. A OBFEP é uma Olimpíada voltada para estudantes do Ensino Médio e último ano do Ensino Fundamental, realizada em duas fases, com provas Teóricas e Experimentais.

Em 2017, apesar das dificuldades devido à não liberação, pelo governo federal, das verbas necessárias, mas entendendo a importância desse projeto e o prejuízo que representaria a sua suspensão, assumimos realizá-lo mesmo com restrições. Assim, o cadastramento das escolas só foi aberto em julho e por um menor período – o que reduziu o número de alunos participantes,  as inscrições foram abertas apenas para o 9º Ano do Ensino Fundamental e a 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio, e não tivemos a parte experimental na 2ª Fase. Ainda assim, participaram dessa edição cerca de 200mil estudantes no País.

Na Bahia a OBFEP é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as Universidades Estaduais (UEFS, UESC, UNEB e UESB), Federais (UFRB,  UNIVASF, UFOB) e o IFBA, através de subcoordenações no interior do Estado. Este projeto é desenvolvido anualmente tendo na Bahia, além da divulgação, organização e aplicação das provas, a realização de eventos de divulgação científica e o acompanhamento/reforço para estudantes de escolas públicas. A OBFEP conta com o apoio da UFBA através de infraestrutura e de monitores do Projeto Permanecer e voluntários.

A Bahia manteve a tradição de participação expressiva de estudantes e escolas. Tivemos cerca de 10 mil estudantes baianos inscritos na OBFEP 2017, alunos classificados para a 2ª Fase em cidades de todas as regiões do estado, e medalhistas na premiação nacional em todas as séries participantes.

A Premiação Nacional da OBFEP, além dos estudantes, contempla seus professores e escolas. Assim, para cada tipo de escola (municipal, estadual e federal) estudantes recebem medalhas e certificados, seus professores recebem certificados, e as escolas premiadas recebem placas pelo desempenho de seus alunos.

Em nível Estadual, são premiados os alunos com melhor desempenho em comparação com os participantes baianos, e também seus professores.

A Cerimônia de Premiação em nosso estado será marcada oportunamente e divulgada nessa e na página nacional da OBFEP.

.A Comissão Estadual agradece a colaboração dos professores e estudantes das Instituições Públicas parceiras desse projeto, dos professores e escolas inscritas que tornaram possível a realização das provas e as atividades da OBFEP  em todo Estado, e da FAPESB.

Parabéns aos estudantes premiados, seus colégios e professores, e aos participantes da OBFEP!

 

Veja as listas:

Realização

logo

Apoio

cnpq
ufba
uefs
uneb
uesc
uesb
ufob
logo_univasf
logoIFBA
logo-UFRB
Logo_fapesb