• OBF 2015

    Bem Vindo!

    3ª Fase da OBF 2015 - Veja aqui os locais de aplicação!

    Informações aos estudantes da 3ª Fase.

    Veja aqui as fotos da Cerimônia de Premiação OBF 2014!

    Bem-vindo à Olimpíada Brasileira de Física 2015!

    Esta é a 17ª Edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), atividade voltada para estudantes estudantes do Ensino Médio e as duas últimas séries do Ensino Fundamental, de Escolas Públicas e Particulares de todo País.

    A OBF é um projeto permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que conta com o apoio do CNPq, e é organizado por uma Coordenação Nacional e Coordenações Estaduais, formadas por professores de Universidades Públicas.

    A OBF ocorre em três fases: a 1ª Fase com provas objetivas, cuja aplicação e correção ficam a cargo dos professores das escolas participantes; a 2ª e a 3ª Fases, com provas discursivas, tem a aplicação sob a responsabilidade da omissão Estadual, sendo que na 3ª Fase há, além da teórica, a prova experimental.

    Além de promover desafios e incentivar o estudo da Física, a OBF seleciona e prepara equipes para representar nosso país em duas olimpíadas internacionais de Física: a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que conta com os países da América Latina, Portugal e Espanha, em que o Brasil tem se destacado, tendo atualmente o maior número de medalhas entre os países participantes; e a International Physics Olympiad (IPhO), em que participam países de todo o mundo - o Brasil tem melhorado o desempenho nessa olimpiada conquistando medalhas a cada edição.

    A Bahia tem tido uma participação expressiva a cada ano, tanto em número de escolas e estudantes, como em classificados para as etapas finais. Como em anos anteriores, em 2014 estivemos entre os cinco estados com maior participação. Foram inscritos 30 mil baianos na 1ª Fase, com 2 mil classificados para a 2ª Fase e, para a 3ª Fase, foram 132 baianos. Em 2014 tivemos três estudantes da Bahia classificados para participar da seleção para a formação das nossas equipes para as Olimpíadas Internacionais. Na Bahia, este é um projeto de Extensão do Instituto de Física da UFBA em parceria com as Universidades Estaduais (UEFS, UESB, UNEB e UESC), a UFRB, a UNIVASF, a UFOB e os diversos campi do IFBA, através das Coordenações Regionais.

    A OBF tem dentre seus objetivos promover a divulgação da Física e a aproximação entre as Universidades e Escolas. Assim, a Comissão Estadual tem desenvolvido ações como Oficinas, Cursos, Seminários e mostra de experimentos para professores e estudantes do ensino médio e fundamental, além de trabalho de acompanhamento de estudos em Física, de alunos de escolas públicas de Salvador.

    Essas atividades contam com a participação de Monitores das Universidades. A OBF tem o apoio do CNPq mas sua realização ocorre graças à dedicação e trabalho voluntários tanto das Coordenações como dos colaboradores - professores e estudantes das Instituições Públicas - a quem agradecemos.

    Para que uma escola possa participar, é preciso que um professor se credencie junto à OBF, na página nacional – www.obf.org.br . O credenciamento deve ser feito a cada ano.
    Conclamamos os estudantes, professores e escolas a participarem das atividades da OBF 2015! 


    A Comissão Estadual

    Visite a Página Nacional da OBFEP Visite a Página Nacional da OBF Resultado Final OBFEP: Lista de Premiados